Friozinho pela manhã, clima fresco no início de tarde, pancada de chuva depois, e um calorão do fim de tarde até à noite. No Barreiro tem sido assim nos últimos dias, não necessariamente na mesma ordem, mas com os moradores tendo a oportunidade de passar por todas as estações do ano em um mesmo dia. Em um ano desorientado como 2020 fica até difícil saber que estamos na Primavera, a Estação das Flores. Essa situação se explica pelo forte aglomerado de chuva que se deve uma frente fria que se encontra no litoral do Rio de Janeiro.
“Com a passagem dessas nuvens pela região metropolitana, a capital tem no dia grande variação de temperatura. 27,9°, caiu para 23°, e depois sobe. Os próximos dias serão de pancadas isoladas a qualquer momento, principalmente à tarde e à noite.”, explica o Meteorologista Ruibran dos Reis.

Nesta quinta (3), a chuva foi moderada por de 12h30, mas em apenas cinco minutos deixou em alerta o Córrego Ferrugem no encontro com Rio Arrudas. Algumas ruas da região sofreram com o refluxo nas bocas-de-lobo, a exemplo da avenida Olinto Meireles, altura do bairro Santa Helena.
O Centro de Operações faz monitoramento da chuva na capital com vários órgãos trabalhando em conjuntos, como a Defesa Civil, BHTRANS, Guarda Municipal, Polícia Militar, entre outros.
O Verão será de muito calor, de acordo Ruibran do Reis, com condições favoráveis a pancadas de chuva à tarde e à noite, mas o mês de janeiro será um pouco mais seco do que se comparado aos últimos anos”, completa.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.