Se você foi ao Parque dos Mangabeiras na década de 90 com certeza conheceu um menino magrinho, com 14 anos, vendendo balão de gás hélio e tomando cuidado para não colocar muitos balões de uma vez para não ser levado pelo vento. “ Às vezes ventava muito e eu era puxado para o lado. Eu saia com uma quantidade certa de balões para não voar ”, conta.
Mais recente, se você acompanhou o rádio, a TV, campanha política ou foi em loja de varejo de grande porte, como a Leroy Merlim , ou em qualquer corrida de rua, você com certeza ouviu a voz dele: Delinaldo Dutra, o Liu.
Liu já teve muitos trabalhos na batalha da vida até que foi picado pelo bichinho do rádio e começou a acompanhar as emissoras. “Ouvia de tudo!”, diz. Até que um dia conheceu um locutor com quem fez amizade e se tornou aluno em um curso de locução.
Batalhou pela capital em busca de um lugar ao sol, mas não conseguia devido a falta do registro profissional. Foi aí que resolver colocar uma mochila nas costas e foi viver o sonho do rádio no Sul de Minas, mais precisamente em Lavras e Perdões. “Quando estava trabalhando lá, voltava no fim de semana em Belo Horizonte para fazer locução em uma loja de departamento para não ficar longe do mercado”.
“Eu queria falar, eu queria que as pessoas me escutassem. De repente, apareceu uma oportunidade de falar em uma grande rádio como a Transamérica”, lembra. E lá foram muitos anos de sucesso, a frente de vários programas, em especial o Transitando.

E se um amigo o levou para o mundo do rádio, o radinho o levou para o mundo esportivo. “ A Transamérica tinha a parceria com uma organizadora de eventos esportivos, um dia me chamaram pra fazer uma corrida.

A primeira vez foi mais ou menos, o segundo fui me soltando mais e depois o roteiro ficou para trás e tudo se tornou espontâneo’, lembra. Desde 2014 Liu Dutra é presença marcante em qualquer atividade esportiva que aconteça em Belo Horizonte. Liu participou do PQS (Porque Hoje é Sábado), podcast apresentado pelos jornalistas Fabiano Frade e Ailton do Vale. O programa você confere aqui:
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.